08 agosto, 2009

DIA DOS PAIS

Chegando hoje, 08.08.09. E para inaugurar, aproveito a data de amanhã. Segundo domingo do mês de Agosto, Dia dos Pais.


Mais um dia chega para o comércio se esbaldar nas vendas. Semana será de ruas e shoppings cheios. Mães, filhos, esposas, pais, netos... todos à procura de um presente para seu pai, marido, avô, filho.

Também não fujo à regra. Sempre vou ao Shopping, enfrento minutos em busca de uma vaga, horas em busca do presente perfeito, aquele que tenha a cara dele, e para o presente ficar completo, o cartão. Algo engraçado, nada muito formal, que também tenha a cara dele. Tudo para agradecê-lo por ser meu pai, por estar ao meu lado em todos os momentos, por me amar e ser meu “herói”. E no segundo domingo do mês de Agosto lá estamos nós, prontos para entregar nossos presentes, dar um abraço, um beijo e dizer: “Eu te Amo!” E de tarde, quase que uma tradição, o famoso almoço dos pais. Alguns preferem ficar em casa, no seu cantinho sossegado, outros preferem novamente enfrentar multidões, procura de vagas, filas... e vão aos restaurantes. Não importa qual o presente, qual o cartão ou onde será o encontro, o objetivo é sempre o mesmo, comemorar mais um Dia dos Pais, e lembrá-lo neste dia, que em todos os dias ele é importante em nossas vidas. E a felicidade está em ver em seu rosto a alegria de ser amado.

E antes de tudo isto, existe a tão cruel dúvida: “o que comprar de presente?”

Sei que esta é a pergunta que paira sobre todos, mas neste ano esta pergunta parece vir acompanhada de resposta alguma para mim.

Meu pai... um cara de 54 anos, aposentado, de estatura mediana, nem gordo nem magro, branquinho – daqueles que não pega uma praia há séculos – pé tamanho 39 e careca. O que poderia ter de difícil em escolher um presente? É só ver qual a cor de blusa que ele gosta, ou o tipo de calçado, se gosta de boné, se prefere um CD ou então quer que eu pague seu almoço.

Realmente seria fácil, e era mesmo. O Careca – apelido carinhoso dele – sempre gostou de tudo. Mas agora, depois de 3 AVC’s e muitas complicações de saúde, alimentando por uma sonda gástrica, respirando com auxílio de uma traqueotomia, sem possibilidades de sair de casa pela dependência diária de aspirações frequentes e oxigênio, não sei qual presente daria. Talvez pacotes de gazes, rolos de ataduras, garrafas de soro, lençol, fronha, um novo travesseiro... não sei. E mesmo assim, humanamente falando, sei que ele não entenderia.

Resolvi então que neste Dia dos Pais será diferente. Não vou ao shopping, não enfrentarei filas e multidões ou gastarei minutos preciosos procurando vagas.

Darei a ele um presente mais simples, que não estará embrulhado em papel ou dentro de uma caixa e muito menos acompanhado de um cartão, mas será de grande valor, pois acho que o único que ele ainda é capaz de entender: MEU AMOR.

Passarei meu domingo ao seu lado, fazendo um cafuné, um enroscadinho (forma nossa de falarmos massagem) no joelho, enchendo-o com milhares de beijos, cantando para ele. Darei banho, farei seus curativos, estarei ao seu lado quando a tosse aparecer e precisar aspirar e no final do dia, de apenas mais um dia, continuarei ao seu lado dizendo: “Careca, estou aqui, tá?!? Não esquece que te amo muito, te amozãozarrão!” E acreditarei, mesmo sem ver em seu rosto a expressão de felicidade, que ele está feliz, muito feliz por mais um Dia dos Pais.

Então aproveite o seu Dia dos Pais. Vá ao Shopping, compre o presente, o cartão, almoce com seu velho, mas não esqueça de que o que ele mais quer é ter a certeza de que você o ama e de que SEMPRE estará ao seu lado.

Um comentário:

Unknown disse...

Patty,

Como disse, você é muuitíssimo especial!
Que Deus continue te abençoando, te capacitando e cuidado de você e de sua família... Vocês são lindos cara!

Um beijo!